Total de visualizações de página

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Sopa de letrinhas



Os dez primeiros anos de minha vida escolar foram em instituições públicas e – como eram raras as vezes que eu tinha dinheiro para comprar um lanche na cantina durante o recreio – o meu apetite no retorno para casa era proporcional ao que era servido na merenda. Se era suco com bolacha, poderia ficar horas a fio sem uma nova refeição; se fosse sagu, na quinta aula meu estômago já roncava e tão forte que quem estava por perto, poderia imaginar que eu tinha algum problema no “escapamento”.

O dilema, porém, estava instalado quando serviam sopa de letrinhas: metade das vezes topei “rangar” o prato; nos outros 50%, recusei. Com certa ironia, quis o destino (não a única figura mitológica grega a qual Zeus se submetia) que aquelas letrinhas viriam a fazer parte do meu ofício.

Na produção de um texto jornalístico, a qualidade da informação que se tem em mãos e a forma como esta será abordada são determinantes para o resultado. Com receita e ingredientes na mão, é possível demonstrar se este “cozinheiro” da notícia é um grande chef ou um mero “fazedor de miojo”.

Em quatro anos de faculdade, aprendi mais do que simplesmente fazer macarrão instantâneo. Por isso, acho justa a analogia da profissão que escolhi com a receita de uma sopa de letrinhas.

A “massa”, a única coisa que vai restar de sólido no prato vindouro, são os verbos, aquilo que vai dar vida a esse texto. Sem eles, descrições não tocarão o coração, narrativas perdem o desejo de descobrir o que acontece no fim e argumentos deixam de valer a pena um segundo da nossa atenção.

Mas no quê jogar essa massa cheia de verbos? Na água dos substantivos! Afinal, algo só acontece com alguma coisa. Ou será o contrário? Enfim, é dando nome aos bois que uma notícia torna-se diferente, incomum, digna de se escrever uma linha a respeito.

Embora não sejam recomendados pelos manuais de redação, os adjetivos são o sal desta sopa. Como convencer o seu público da importância de determinados dados sem ter que fornecer outros milhões? A resposta é atribuir-lhes qualidades ou defeitos, ocupam menos caracteres. Porém, uma ressalva: exagerar muito na adjetivação pode fazer minha sopa virar uma salmora. Deus me livre!

Mas uma boa sopa não se faz somente com sal. É preciso acrescentar estes temperos, aqui chamados de advérbios. De modo, intensidade, espaço, dúvida, negação e outras tantas iguarias do Idioma de Camões, eles vão demonstrar se o meu texto quer ser apimentado ou simplesmente insosso.

E as preposições e demais classes morfológicas, que papel ocupam? O conhecimento sobre elas é responsável por dar “liga” a esta receita. Ter a expertise de quando tudo está no ponto, é fundamental para o prato ganhar consistência – nem demais e tampouco de menos – antes de servi-lo ao público.

Claro, antes disso, vou querer jogar uma colher desta sopa na mão e experimentar se o que sabor do que eu preparei o está bom. Neste momento, releio o texto e imagino como o público vai degustar esta sopa de letrinhas que foi fruto de tanto esforço jornalístico e criativo da minha parte.

Mas a palavra final será da audiência do meio para o qual estou trabalhando. Os convivas desta refeição não estão reunidos em um salão com mesas e cadeiras. Eles encontram-se difusos na audiência composta de leitores, ouvintes, telespectadores ou usuários.

Quando a refeição sai a contento, todos pagam sua conta e vão embora em silêncio. Se, por acaso, você erra a mão, haja reclamação e bronca do chefe!

São poucos os que perguntam quem foi o cozinheiro para prestar-lhe alguma homenagem na forma de elogios. Gorjeta, nem pensar! Afinal de contas, somos bem pagos (?) para fazer textos incríveis e, no fim das contas, não fomos além do que é nossa obrigação.

Nesta profissão, uma coisa é certa. Enquanto você lê estas linhas (parabéns a quem chegou até aqui), já estou pensando ou mesmo preparando minha próxima sopa de letrinhas. Bom apetite! Volte mais vezes! Atendemos bem, para atender sempre!


Nenhum comentário:

Postar um comentário