Total de visualizações de página

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Colírio



(tréplica ao poema de Rita Apoena, resposta ao poema “Apelo”, de Dalton Trevisan)

Senhora, sua ausência não se faz sentir apenas nas coisas que estão desorganizadas em nossa casa. Na verdade, nosso lar é o retrato mais fiel de como está meu coração desde que você partiu.

Os meus sentimentos estão em frangalhos, já não sei o que pensar, por onde andar, em que depositar minha esperança. Pior é imaginar que a sua partida foi porque não soube ouvir e tampouco valorizar quem esteve ao meu lado por tanto tempo.

Antes de perder você, Senhora, eu não era capaz nem de escutar a mim mesmo, que dirá estar atento às suas necessidades. Embora tenha demorado muito para me dar conta da sua falta, a saudade aflorou em mim sentimentos tão intensos como nunca antes experimentara em minha vida.

Esses 30 dias me ensinaram mais do que 30 anos. Fique certa de que o maior problema da nossa separação não é a bagunça que ficou a nossa casa sem a Senhora. Se esta fosse a questão, já teria contratado uma empregada. Quer dizer, uma diarista, porque os encargos trabalhistas de uma doméstica ficaram muito caros...

Falei do leite coalhado, da pilha de jornais, do canário mudo, das violetas murchas, da camisa sem botão, da meia furada e do saca-rolhas porque essas pequenas coisas, Senhora, teimavam em revelar a grandeza do que eu havia perdido. Para que bancar o forte, se fico bem mais próximo da felicidade ao ser um “babão apaixonado”? Quando disse que aprendi muito neste um mês de separação eu não estava mentindo: até aprendi a ser romântico.

Volta para casa, Senhora. Prometo não brigar mais pelo sal no tomate, regar as violetas, recolher o jornal debaixo da escada e fazer um curso de corte e costura para fazer pequenos reparos em minhas roupas.

Um jantar à luz de velas regado a um vinho do Porto estará à sua espera. Afinal de contas, encontrei o saca-rolhas e quero comemorar esta descoberta com a redescoberta do amor que um dia a Senhora já teve por mim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário