Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Hoje eu não vou reclamar!


Nos lugares por onde passa, o escritor e palestrante César Romão recomenda que os espectadores digam, antes de sair de casa para trabalhar e/ou estudar, a frase que dá título a este artigo. O convite foi feito a mim nesta semana, quando estive no anfiteatro da Faculdade Assis Gurgacz (FAG) para assistir à palestra de um dos maiores vendedores de livros do nosso país.

Não posso responder pelas demais pessoas que estavam na plateia, mas eu decidi encarar o desafio. A partir de hoje, comprometo em não me deixar contaminar pelo “mimimi” que tomou conta do mundo.

Injustiças acontecem, sapos precisam ser engolidos, salários nos subestimam, projetos alheios entram em nossa vida sem pedir licença (e em detrimento dos nossos), mas é nessas horas que precisamos ter fé. Não me refiro à fé pregada nos altares (que, por sinal, é muito importante), mas àquela força interior que nos faz lutar pelos nossos sonhos.

“O sim do coração vale mais que o não do mundo!”. Esta foi outra frase que Romão pediu para ser anotada, pois foi dita por ele nos momentos mais difíceis da sua vida.

Sabe aquele ditado “se te derem um limão, faça uma limonada!”? Por isso, diante de um problema, é sempre mais negócio trocar o lamento pela criatividade – a inteligência em movimento.

Não posso negar que o meu passado me influencia, mas não dá o direito de determinar meu futuro. Se algo deu errado lá atrás, não significa que fracassarei sempre. E o mesmo vale para todos que lerem este texto!

Tal raciocínio aplica-se aos nossos sucessos. O mundo é dinâmico demais para sermos pragmáticos e acomodados. O caminho mais curto para o abismo é a crença em fórmulas prontas que invariavelmente darão certo. Então, reinventar-se é preciso!

Em uma sociedade tão competitiva, todos nós somos talhados para ganhar. No entanto, temos uma dificuldade enorme para lidar com a derrota – não fomos educados para isso!

É bom lembrar que todos os grandes campeões já tiveram de lidar com diversos fracassos antes das grandes conquistas. Eles não teriam chegado lá se tivessem desistido, reclamado. Pelo contrário, a derrota os motivou a melhorarem e não sossegaram enquanto não atingiram os seus objetivos.

Os dias, horas e minutos que dedicamos às lamúrias e aos rancores são o tempo mais perdido de nossa vida. Digo isso por mim...

Por isso, chegou a hora de dar um basta nisso! Não sou tão velho assim, mas sinto o relógio da minha existência correr cada vez mais rápido e já não há mais tempo para perdas de tempo com reclamações.

“O seu futuro só depende de você” foi o tema da palestra de César Romão. Mas, de hoje em diante, eu afirmo: o meu futuro só depende de mim! Se algo der errado, a primeira coisa a se fazer é juntar os cacos, reunir forças (e um bom bocado de coragem) para tentar outra vez.

Parafraseando uma expressão bastante utilizada em grupos de narcóticos e alcoólicos anônimos, eu digo: por hoje não! Por hoje eu não vou mais reclamar! E você?



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário