Total de visualizações de página

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Quando a tarde cai...



Parece clichê, mas a afirmação de que a vida é feita de ciclos é uma verdade do universo tão absoluta como dois e dois são quatro. Qual outro fenômeno natural representa isso tão bem como o pôr do sol?

É certo que ele estará de volta no ponto inverso do horizonte em questão de poucas horas (mesmo que chova), mas o seu ocaso marca o fim de algo que se convencionou chamar de “dia”. Mesmo que aquela coisa amarelada chamada “sol” possa ser algo um tanto desconhecido para quem vive enfurnado em um escritório, é durante o dia que as coisas realmente se decidem em nossa vida.

Mas tudo aquilo que não está resolvido fica evidente quando a tarde cai. Para mim, pelo menos, a hora que a luz do sol se apaga por aqui para brilhar em outro lugar do planeta é a melhor do dia para se fazer um balanço da minha vida e imagino que para muita gente seja assim...

Saio do trabalho, dirijo-me ao carro, abro a porta, sento no banco e me pergunto como foi meu dia: o que eu gostaria de fazer antes de dormir, que tipo de cansaço eu gostaria de levar para a cama, ao encontro de quem eu quereria estar indo... E chego à mesma conclusão que aquela música do Teatro Mágico: “sobra tanta falta”!

Não desvalorizo as coisas que a vida me deu, pois, já que não tenho todas as coisas que amo, é meu dever amar todas as coisas que eu tenho. Sei também que meus problemas não estão entre os piores do mundo, mas todo o dia é um esforço para seguir o que está na Carta de São Paulo aos Efésios (capítulo 4, versículo 26b): “não se ponha o sol sobre a vossa ira”.

Como nem os próximos 15 minutos estão garantidos, é bom não deixar nada pendente até o sol aparecer de novo pela janela do nosso quarto. Se existe algo importante a ser feito, “não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje”!

Perdoe mesmo que o ofensor não tenha mostrado arrependimento. Tome decisões que possa ser objeto de arrependimento, mas prefira tê-lo por ação e não por inércia. Declare os seus sentimentos a quem os pertence. Não espere passar três, quatro, cinco, seis anos para se dar conta que tudo aquilo que você conquistou não valeu a pena porque falto algo ou alguém para lhe inspirar ou estar ao seu lado em todos esses momentos...

A vida é mesmo feita de ciclos, mas nem sempre será possível fazer a vida girar e voltar ao ponto de partida. Talvez a comparação mais correta seja comparar nossa existência a uma espiral, cabendo a cada um decidir se esta vai abrir ou fechar em cada rotação. Não é certo criar expectativas da mesma forma que se cria porcos, mas é em torno dos nossos sonhos e conquistas que a vida vale a pena...

Por tudo isso, a felicidade deve ser a maior das nossas urgências! E ela está representada naquilo que está à nossa espera, após um dia intenso de trabalho, quando a tarde cair...


Nenhum comentário:

Postar um comentário